Paio Mendes é uma das aldeias históricas de Portugal, que se encontra ligada na sua fundação ao nascimento da nacionalidade. Atribui-se a sua origem ao arcebispo da Sé de Braga D. Paio Mendes da Maia que, como conselheiro de D. Afonso Henriques terá sido presenteado, por volta de 1128, com esta aldeia e outras mais, pelos seus préstimos ao rei.
Próxima de Dornes e da sua famosa e única torre pentagonal de arquitetura da Ordem do Templo insere-se na Rota Templária conjuntamente com Tomar e o Convento de Cristo.
O centro de Portugal situado em Vila de Rei, encontra-se a cerca de 30 quilómetros de Paio Mendes que desde 1802 detém a pirâmide geodésica do centro de Portugal. Onde pode desfrutar da sua vista panorâmica de 360º da serrania circundante.
Desde a sua fundação que Paio Mendes sempre se encontrou ligada à nacionalidade, tanto que nos finais do século XIX o pintor, músico e poeta Alfredo Keil terá redigido o futuro hino da República Portuguesa (“A Portuguesa”) na zona de Paio Mendes, Dornes e Frazoeira e nesta última aldeia vizinha terá sido tocado pela primeira vez.
Paio Mendes é também um dos locais de passagem da antiga estrada real e era um dos locais frequentemente escolhidos para as caçadas reais.
De entre os ilustres oriundos deste local destaca-se a grande atriz de revista Ivone Silva!